

Conquistando o mercado com genética de qualidade

A Tulipa Agropecuária iniciou sua história em 1982 na Fazenda Eugênia, em Inaciolândia/GO, com atividades de recria e engorda de gado em confinamento. Doze anos mais tarde, em 1994, Antonio Carlos Brüner adquiriu a Fazenda Tulipa, em Campinorte/GO, visando apenas comprar e recriar bezerros para abastecer seus confinamentos. O filho Rodrigo, conhecendo o pai exigente que tem, de imediato tenta convencer ao pai de colocar vacas de cria na nova propriedade, para produzir seus próprios bezerros de qualidade. Nascia, neste momento, o saudável e produtivo desafio Pai x Filho.
Com a nova fazenda e o desafio aceito, surgiu a necessidade de formação de um plantel consistente. O foco inicial continuou voltado à produção de bezerros para confinamento, o que exigiu um aumento imediato de fêmeas de qualidade para reposição. Como resultado disso, todas as matrizes passaram a ser expostas a 2 ou 3 inseminações e 100% das novilhas desafiadas.
Enxergando a necessidade de melhorar a base genética de suas matrizes para produzir um bezerro de qualidade superior, em 2000 a Tulipa se associou à Conexão DeltaG, hoje DeltaGen, um grupo forte de pecuaristas e pesquisadores unidos para desenvolver um programa de melhoramento genético que fizesse a diferença na pecuária brasileira. E a iniciativa deu mais do que certo, tornando hoje a Tulipa em uma das melhores fazendas fornecedoras de Genética CEIP, através de reprodutores, matrizes, sêmens e embriões.
São muitas as conquistas a comemorar. Maior precocidade, maior peso ao desmame, temperamento dócil, inicio da reprodução das fêmeas aos 11 meses de idade, eficiência produtiva (longevidade), abate dos machos entre 21 e 24 meses (com 100% de abate até os 24 meses), maior rendimento de carcaça e uniformidade. Cada vez mais, o plantel Tulipa mostra sua força, fruto de um trabalho sério que se preocupa com a consistência produtiva do rebanho e atende, assim, às altas expectativas do mercado.